O Escolhido de Deus

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. Ele trará justiça às nações. Isa 42:1:

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

NAAMÃ

II Reis 5.1-19

“Ora, Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito, porque por ele o Senhor dera livramento aos sírios; era homem valente, porém leproso”.

Naamã era um homem bem sucedido (era o chefe do exército do rei da Síria).

Naamã era um homem que tinha seu talento reconhecido pelo próprio rei.

Naamã era amado por seus soldados.

Naamã gozava de muito conceito e respeito por todos do seu país.

Naamã era um homem abençoado por Deus (por meio dele, Deus dera livramento aos sírios).

Naamã tinha uma esposa que o amava e se preocupava com ele.

Naamã era valente.

Naamã era feliz? Não! Naamã era um homem quase feliz.

Ele até que poderia ser muito feliz, mas havia um “porém”: Naamã era leproso.

Naamã era um grande sucesso de publico e um enorme fracasso pessoal.

Lembre-se que naquela época a lepra não tinha cura; privava o doente do convívio social e levava-o a uma morte diária, lenta, sofrida e solitária.

É exatamente assim que muitas pessoas se sentem. Apesar de terem alcançado o sucesso profissional e familiar, apesar de gozarem do respeito de todos que o rodeiam, apesar de se sentirem pessoas abençoadas por Deus, apesar de serem valentes e lutadores, não são inteiramente felizes. Há sempre um “porém” que consome suas energias, privando-os da felicidade plena, levando-os a experimentar uma mortificação diária, lenta, sofrida e solitária.

No entanto, Naamã encontrou a cura do seu mal e a felicidade plena.

UM HOMEM QUASE FELIZ ENCONTRA A FELICIDADE!

E nós, também podemos encontrar a nossa, se mantivermos as mesmas posturas que ele manteve:

1) NAAMÃ DEU OUVIDOS AO TESTEMUNHO DE UMA PESSOA SIMPLES.

Esta menina era muito simples; provavelmente, analfabeta. Mas, Naamã acreditou em suas palavras, pois ela falava de algo que conhecia pessoalmente lá da sua terra e não de alguma teoria que aprendera em bancos escolares.

Sabe o que a Bíblia diz acerca deste assunto?

“Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus” (I Coríntios 1.27-29).

2) NAAMÃ FOI BUSCAR AJUDA.

“Foi, pois...”.

Quando estamos enfrentando um problema sério na vida, especialmente doenças graves, incuráveis, ficamos como que anestesiados, tão grande é a desgraça que se abateu sobre nós e nossa família.

Naamã não se deixou abater com o diagnóstico dos médicos.

Ele acreditou e tomou uma decisão, uma atitude de fé: Foi, pois... buscar ajuda em Deus.

Muitas vezes até acreditamos no testemunho de fé das pessoas mais simples, mas ficamos paralisados diante da desgraça e não tomamos a decisão de nos levantarmos para buscar a face de Deus.

Sabe o que a Bíblia diz acerca deste assunto?

“Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto” – Isaías 55.6.

“Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” – Hebreus 4.16.

3) NAAMÃ SE HUMILHOU PERANTE DEUS.

Naamã trouxe seu ouro e sua prata: símbolos da sua riqueza pessoal.

Naamã trouxe dez mudas de roupas finíssimas: símbolos do seu bom gosto.

Naamã trouxe uma carta de recomendação do rei da Síria: símbolo do seu prestígio.

Porém, Naamã trouxe também a altivez, o orgulho dentro do seu coração.

O texto bíblico declara que Naamã esperava que o profeta de Deus viesse recebê-lo à porta – quem sabe – com um tapete vermelho, impressionado com sua riqueza, bom gosto e prestígio e faria um ritual elaborado diante dele, pelo qual estaria disposto a pagar muito bem (se resolvesse o seu problema, é claro).

Mesmo contrafeito, tomou o banho da humilhação sete vezes (o número sete é o número-símbolo daquilo que é perfeito ou completo – isto significa que Naamã foi completamente humilhado diante dos seus soldados). Quando Deus viu que Naamã se humilhou, restaurou a sua saúde!

Quantas pessoas já voltaram para casa sem a benção divina porque não quiseram se humilhar diante de Deus? Talvez tenha se negado a ir à frente para receber a oração ou para admitir publicamente a sua miséria e infelicidade; ou, então, revoltaram-se contra alguma orientação de um homem de Deus.

Sabe o que a Bíblia diz acerca deste assunto?

“Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado” – Mateus 23.12.

“Deus resiste aos soberbos; porém, dá graça aos humildes” – Tiago 4.6.

4) NAAMÃ CONVERTEU-SE NUM VERDADEIRO ADORADOR.

Deus impôs a humilhação a Naamã com um propósito: revelar-se a ele.

A cura divina restaurou não apenas o físico de Naamã, mas também sua alma.

Seu corpo foi curado, sim, mas sua visão acerca das coisas espirituais foi totalmente aberta; agora ele sabe que só há um Deus verdadeiro em todo o mundo, o Deus de Israel.

A quantos falsos deuses será que Naamã já havia implorado cura? Somente o Deus verdadeiro supriu sua maior necessidade!

Naamã pede, então, para carregar duas mulas com terra. Sim, terra! Quatro sacos de terra. Porque? Para colocar num cantinho de sua casa e ali, sobre aquela pequena porção da terra de Israel, adorar ao Deus verdadeiro. É meio esquisito, é claro, mas foi sua forma simples de expressar que a partir daquele momento ele seria um verdadeiro adorador do Deus de Israel e que nunca mais iria adorar ou oferecer sacrifícios a outros deuses.

Querem a benção, mas rejeitam o Abençoador.

Foi assim com os 10 leprosos que Jesus curou de uma só vez: somente um voltou para agradecer.

Sabe o que a Bíblia diz acerca deste assunto?

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” – João 3.16.

“... eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” – Mateus 1.20-21.

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adoração o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem” – João 4.23.

5) NAAMÃ REAVALIOU SEUS CONCEITOS.

“Nisto perdoe o Senhor ao teu servo: Quando meu amo entrar na casa de Rimom para ali adorar, e ele se apoiar na minha mão, e eu também me tenha de encurvar na casa de Rimom; quando assim me encurvar na casa de Rimom, nisto perdoe o Senhor ao teu servo. Eliseu lhe disse: Vai em paz”.

Tão logo Naamã declarou que nunca mais iria adorar ou oferecer sacrifícios a outros deuses, senão ao Deus verdadeiro, se lembrou que o seu senhor, o rei da Síria, quando entrava no templo do deus Rimom (um deus sírio), gostava de se apoiar na sua mão e ele, Naamã, por respeito ao seu senhor e no cumprimento de seus deveres, também tinha que se encurvar diante da estátua daquele falso deus.

Agora ele sabe que isto é errado e pede perdão a Deus.

Foi seu primeiro conflito espiritual; sua primeira reavaliação de seus atos e estilo de vida.

Esta é a marca mais legítima daqueles que de fato tiveram uma experiência real e transformadora com Deus: uma total e completa reavaliação de todas as suas atitudes, de toda a sua filosofia de vida e de todas as suas crenças e posturas.

Tais pessoas querem agora viver de maneira tal que agrade ao Deus verdadeiro.

Sabe o que a Bíblia diz acerca deste assunto?

“Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” – II Coríntios 17.17.

“Exterminai, pois, as vossas inclinações carnais; a prostituição, a impureza, a paixão, a vil concupiscências, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vêm a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíes nelas; mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca; não mintais uns aos outros, pois já vos despistes do homem velho com seus feitos e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou” – Colossenses 3.5-10.

Conclusão

Naamã voltou para casa curado, mas também transformado.

Com foi que isto aconteceu? Como um homem quase feliz encontrou a felicidade?

a) Ele deu ouvidos ao testemunho de uma pessoa simples;

b) Ele foi buscar ajuda em Deus;

c) Ele se humilhou diante de Deus;

d) Ele se converteu num verdadeiro adorador;

e) Ele reavaliou os seus conceitos.

Façamos o mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário