O Escolhido de Deus

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. Ele trará justiça às nações. Isa 42:1:

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

LIDANDO COM A PASSIVIDADE 1

A passividade pode ser definida como: falta de sentimento ou desejo, preguiça mental, apatia que nos impede de reagir diante de determinadas situações.

Passividade é o oposto da atividade.

Grande parte dos problemas do mundo ocorre pelo fato das pessoas não buscarem uma solução efetiva para os problemas que enfrentam.

Muitas crianças simplesmente não sabem resolver problemas, porque seus pais não as ensinam como resolve-los, até porque muitos deles não aprenderam a resolver problemas. Aprenderam sim a ficar passivos, ou seja, ver as coisas acontecerem ao seu redor e não fazer nada.

Na rua, ao ver alguém jogando lixo não fazem nada ao ver o lixo no chão. Na empresa ao se deparar com um novo desafio, não reagem. Fazem isso em casa, quando há algo errado.

Na passividade a mente tende a minimizar (diminuir) a capacidade da pessoa em resolver o problema, e a maximizar (aumentar) o tamanho do problema. Ou seja, a pessoa se sente incapacitada diante de uma enorme questão. E aí, espera que alguém possa salvá-la, já que ela se sente totalmente incapaz.

Neste processo há quatro comportamentos muito freqüentes. São os chamados comportamentos passivos, que foram descritos por, Jacqui Lee Schiff, analista transacional que desenvolveu um grande trabalho com esquizofrênicos.

São comportamentos passivos, pois são ações externas ou internas que as pessoas empregam que não geram uma solução efetiva para a resolução de um problema, pelo contrário, geram desgaste de energia e alimentam relações de dependência.

1. Não fazer nada, ficar inerte, vontade fraca.
A energia é usada para inibir a ação. É a passividade pura.

Esta inércia é caracterizada pela incapacidade de dominar uma situação. O momento exige uma tomada de posição, mas a pessoa protela para um amanhã que nunca chega.

A pessoa passiva tem muita dificuldade de tomar decisões por isso sua vida é uma confusão total.

A pessoa quer que alguém tome a decisão por ela até nas pequenas coisas como comprar o que comer, o que vestir, onde ir, etc...

A pessoa passiva nõ usa seu poder de decisão mas espera que Deus ou uma terceira pessoa tome a decisão.

Quando pedimos para as pessoas tomar decisões em nosso lugar, estamos fugindo das decisões e das responsabilidades por estas decisões.

A pessoa passiva é incrustante, ou seja, nunca acaba o que começa, não dá continuidade aos seus projetos.

A pessoa passiva é passiva porque tem uma mente passiva, ou seja, não consegue dominar os pensamentos, não se concentra na tarefa. Sua mente não é capaz de ordenar ao resto de seu ser para fazer a tarefa.

A pessoa passiva torna-se fisicamente inerte, esta sempre indisposta fisicamente, age mecanicamente aos estímulos externos, mas não e por causa da sua vontade, e esta atitude pode levá-la a depressão.

Deprimida a pessoa entrega-se a indolência e a indolência abre portas para a ação de opressão maligna, porque o alvo de satanás é que tenhamos uma mente passiva, para não filtrarmos nada do que ouvimos, pois assim tudo o que ele lançar nela dará frutos.

2.Super-Adaptação:

A pessoa imagina o que o outro deseja que ela faça e tenta fazer.

O foco da pessoa passiva está em agradar o outro e não em resolver a questão.

Agindo assim, ela não precisa assumir nenhuma responsabilidade pela sua conduta, pois fez o que achava que o outro queria que ela fizesse.

3. Agitação:
Há um desgaste de energia em uma ação repetitiva, mas sem nenhum resultado.

Por exemplo: fumar sem parar, ficar andando de um lado para o outro, pensamentos repetitivos.

Há uma grande inquietação interna e externa sem nenhum resultado produtivo.

Caracteristicas de uma mente passiva:

Pensamentos de rejeição. A pessoa analisa tudo a partir da rejeição.
Criar um mundo de fantasias.
Insonia. A pessoa e tomada por preocupações, pensamentos de rejeição, medo e não consegue dormir.
Falta de concentração por muito tempo num alvo.
Perda da habilidade de comunicação. Perde a habilidade de comunicar suas ideias.
Incapacidade de raciocinar.
A passividade leva a perda do controle de todas as áreas do ser da pessoa.

4. Incapacidade ou Violência:

Há uma descarga de energia, através de uma incapacitação manifestada por desmaio, vômitos ou fortes dores de cabeça, ou ainda, através de um ato violento, agredindo pessoas ou propriedades.

Conclusão:

Em todos estes comportamentos o pensar, o se responsabilizar pelo problema e pela sua solução não estão presentes.

Quando houver um problema, primeiro pare, reflita e assuma a sua responsabilidade sobre ele. Aí veja o que pode ser feito, e o que você pode fazer para contribuir para esta solução.

Todo o problema tem solução, talvez você ainda não tenha encontrado a solução para o seu, mas isto não significa que ela não exista.

Confie na sua capacidade de pensar, e peça ajuda se necessário.

Muitas vezes, um olhar externo pode analisar a questão por ângulos que quando se está tão inserido no problema, não é possível se ver. Por isto, a ajuda do outro, às vezes, é importante.

Ao assumir a responsabilidade pelos seus atos, e ao buscar soluções efetivas para os problemas que você enfrenta, você não está passivo. Ao contrário, você está conectado com todo o seu poder de mudança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário