O Escolhido de Deus

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. Ele trará justiça às nações. Isa 42:1:

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

QUERO PAGAR O PREÇO...


1 Crônicas 21:22-26 – “Então disse Davi a Ornã: Dá-me o lugar da eira pelo seu valor, para eu edificar nele um altar ao Senhor, para que cesse esta praga de sobre o povo. Respondeu Ornã a Davi: Toma-o para ti, e faça o rei meu senhor o que lhe parecer bem. Eis que dou os bois para holocaustos, os trilhos para lenha, e o trigo para oferta de cereais; tudo dou. Mas o rei Davi disse a Ornã: Não, antes quero comprá-lo pelo seu valor; pois não tomarei para o Senhor o que é teu, nem oferecerei holocausto que não me custe nada. E Davi deu a Ornã por aquele lugar o peso de seiscentos siclos de ouro. Então Davi edificou ali um altar ao Senhor, e ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas; e invocou o Senhor, o qual lhe respondeu do céu, com fogo sobre o altar de holocausto.”

Neste texto o rei Davi está ocupado em fazer algo que tornasse o coração de Deus propício a Israel e ao seu povo. O juízo houvera começado, a praga estava matando o povo, o povo e o seu rei pecaram contra o Senhor, e o Senhor se comunicou claramente com Davi, seu ungido e rei do seu povo, fazendo-o escolher até a forma do juízo. Agora era tempo de oferecer o sacrifício a Deus, e Deus escolheu um lugar muito especial, a eira de Ornã. Porque aquele lugar era especial?

Em 2 Crônias 3:1 está a chave do entendimento:” Então Salomão começou a edificar a casa do Senhor em Jerusalém, no monte Moriá, onde o Senhor aparecera a Davi, seu pai, no lugar que Davi tinha preparado na eira de Ornã, o jebuseu.”

O monte Moriá é o lugar onde um dia, Abraão esteve para oferecer seu filho Isaque como sacrifício a Deus. O Senhor não permitiu que Abraão consumasse a oferta, matando seu filho, mas o ato de obediência incondicional de Abraão a Deus abriu todo o caminho para Deus trazer o plano de salvação à terra, entregando o seu filho Jesus Cristo para morrer em nosso lugar. Deus pediu um filho, Abraão não o negou, Deus não o tomou, mas em contrapartida deu o Seu Filho amado por todos nós. Aleluia! Agora, no mesmo lugar tão simbólico, onde “Jeovah Jiré” se manifestou (Jeovah Jiré significa o Senhor proverá para si o cordeiro do sacrifício, ou simplesmente, o Senhor proverá), Deus decide edificar o templo do Senhor, através da vida do filho de Davi, o rei Salomão. Mas observe, o ponto alto desta história está no conceito de Davi: “não tomarei para o Senhor o que é teu, nem oferecerei holocausto que não me custe nada.”
Eu sou chamado para oferecer a Deus algo meu não de outra pessoa. E tem que me custar algo, para ter valor. Quando nós gastamos dinheiro ou tempo, ou qualquer coisa que nos seja preciosa, com alguém, nós demonstramos que esta pessoa é importante para nós. A qualidade do que damos a alguém revela o nosso amor. Se eu dou o melhor do meu tempo, daquilo que o meu dinheiro pode comprar, daquilo que os meus talentos podem adquirir ou produzir, então eu revelo a importância desta pessoa na minha vida. Para Deus você oferece o teu melhor; e quanto mais te custar, mais valioso será. E Deus responderá dos céus com a manifestação da sua glória e poder a teu favor. Deus nunca vai ficar devendo nada a ninguém; e ninguém nunca vai perder com Deus. Ele é a fonte de todas as coisas boas da existência, Ele é a fonte de vida e paz, Ele é a fonte de toda riqueza e provisão, Ele é a fonte da alegria, da saúde, do amor, da justiça. Nas suas mãos está honra e poder, para abençoar os que o buscam com o coração inteiro e puro.

Que o Senhor te abençoe nesta semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário