O Escolhido de Deus

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. Ele trará justiça às nações. Isa 42:1:

domingo, 16 de setembro de 2012

A ARMADURA DE DEUS



Um estudo sobre a armadura de Deus, descrita em Efésios 6:11-18. 
POR QUE MOTIVO DEVEMOS USAR A ARMADURA DE DEUS?
♦ Versículo 11:  ”para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.”
♦ Versículo 12: ”pois nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra principados e potestades, como então lutaríamos com nossas forças?”
♦ Versículo 13: ”para que possamos resistir aos dias maus; e, após vencer tudo, permanecermos inabaláveis.”
O QUE COMPÕE A ARMADURA DE DEUS? POR QUE MOTIVO DEUS INSPIRA PAULO A RECOMENDÁ-LA?
  • Versículo 14  Cingindo-nos com a Verdade: em outras palavras, pôr o cinto da Verdade.
♦ Por que usar o cinto? Porque é ele que segura toda a armadura; sem ele, a armadura não fica presa ao nosso corpo.
♦ Quem é a Verdade? Jesus (João 14:6).
♦ Jesus deve ser nosso cinto, é Ele que mantém a armadura de Deus em nosso corpo; sem Ele, de nada adianta lutar.
  •  Versículo 14 – Vestir a couraça da justiça
♦ Por que usar a couraça? Porque é ela que protege nosso peitoral, é ela que protege nosso coração e pulmão, órgãos vitais.
♦ O que é a justiça? Revelada pelo evangelho de Deus (Romanos 1:17), a justiça é a morte de Cristo por nós (Gálatas 2:21), ou seja, a justiça é a obra de Cristo por causa do amor de Deus por nós.
♦ A obra de Cristo deve ser nossa couraça, deve proteger nosso coração das ciladas do inimigo.
♦ Nosso coração deve estar guardado atrás do evangelho, que é a única Verdade!
  •  Versículo 15 – Calçar os pés com a preparação do evangelho da paz
♦ Por que calçar os pés? Porque, se já é desconfortável andar descalço em lugares desnivelados, com pedras e espinhos, imagine andar descalço em um campo de batalha, não? Cansaríamos logo de lutar e nos renderíamos.
♦ Por que calçar com o evangelho? Além de ele nos guardar dos maus caminhos, nos proteger de caminhos tortuosos, ele permite que caminhemos e espalhemos as boas-novas, a salvação, tendo, assim, mais pessoas para nos acompanhar nessa batalha e lutar ao nosso lado; seríamos, então, ministros de Jesus (Romanos 15:16).
  •  Versículo 16 – Embraçar o escudo da fé
♦ Por que usar o escudo? Porque ele nos protege dos golpes do inimigo; o escudo pode nos proteger de diversos golpes, pois podemos movê-lo. Com ele, podemos apagar os dardos inflamados do inimigo.
♦ Como obtemos fé? Ouvindo a palavra de Deus (Romanos 10:17).
♦ Nós devemos ouvir a palavra de Deus para termos fé. A fé em Deus vai nos proteger dos dardos inflamados do inimigo em qualquer circunstância.
  •  Versículo 17 – Capacete da salvação
♦ Por que utilizar um capacete? Para proteger nossa cabeça de impactos externos – a cabeça é o membro que controla todo o corpo. Devemos, então, proteger nossa mente.
♦ Por que proteger com a salvação? Nossa mente deve estar nas coisas do alto (Colossenses 3:2), nas coisas de Deus. Devemos trazer à memória o que nos dê esperança (Lamentações 3:21). O que deve ser nossa esperança? O que deve proteger nossa mente dos ataques da batalha? Nossa esperança em Cristo, a qual não pode se limitar a essa vida, por isso devemos pensar nas coisas do alto (I Coríntios 15:19).
♦ O inimigo vai tentar enganar nossa mente sempre, para nos afastar da vontade de Deus, por isso devemos proteger nossa mente (II Coríntios 11:3).
  •  Versículo 17 – Espada do Espírito
♦ Por que utilizar uma espada? Antigamente, a espada significava poder. Com ela, também podemos atacar o inimigo durante uma batalha.
♦ O que é a espada do Espírito? A Palavra de Deus.
♦ O espírito milita contra nossa carne, logo, nessa batalha, vence aquele a quem alimentarmos (Gálatas 5:16). Devemos, então, atacar nossa carne, com a palavra de Deus. Devemos nos alimentar da palavra de Deus, alimentar nosso Espírito com ela, para que possamos atacar o nosso inimigo e vencê-lo.
 A oração deve fazer parte da batalha?
♦ Sim! No versículo 18, Paulo nos alerta, também, a orar em todo o tempo, suplicar, orar no Espírito, vigiando com toda a perseverança.
♦ Por que vigiar e orar? “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41). Portanto, para não cairmos na tentação, nas ciladas do inimigo, só vigiando e orando em todo o tempo – isso é conselho do próprio Cristo.
 Que a gente se revista da armadura de Deus e tenha uma vida de vigília e oração, para resistirmos aos dias maus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário